Voltar ao site

Após informar um óbito, Painel do Depen zera número de mortos por COVID-19 nos presídios do Amapá

Infovírus

· De olho no painel

A partir de 31 de maio, o Painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) passou a informar a morte de um preso no Amapá vítima da COVID-19. O dado se repetiu até 23 de julho. No dia seguinte, o quadro voltou a marcar zero óbitos. A exclusão da morte, informada por quase dois meses no veículo oficial de medidas de combate à pandemia nas prisões do Ministério da Justiça, não foi relatada nos Boletins Epidemiológicos estaduais divulgados entre 23 e 25 de julho (Boletim Epidemiológico 23, 24, 25 e 27/07).

Também não foram encontradas justificativas sobre a exclusão da informação nos sites do Depen, do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). No painel do Depen, em atualização no dia 23 de julho, foi informado que “permanecem as medidas adotadas anteriormente” em relação ao combate à disseminação do novo coronavírus.

Conforme dados do Iapen, hoje (28), o estado não tem óbitos por COVID-19 nos presídios. O painel do Depen foi zerado após a divulgação do relatório do Conselho Natural de Justiça (CNJ), em 22 de julho, que não informava a ocorrência de óbitos nos sistema do Amapá.

A desinformação gerada pelo painel do Depen sobre o número de óbitos nas prisões do Amapá reforça as denúncias do Infovírus em sobre as inconsistências e a falta de transparência no mecanismo de controle do combate a COVID-19 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.