Voltar ao site

Sistema prisional de Santa Catarina registra aumento de casos de COVID-19 e inconsistência nos dados no último mês

Infovírus

· De olho no painel

De acordo com o painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), até 29 de outubro, o sistema penitenciário de Santa Catarina registra 20 suspeitas, 1.801 casos confirmados, 1.770 recuperados e três óbitos por COVID-19 entre a população prisional. No período de um mês de monitoramento diário realizado pelo Infovírus, o painel registrou um aumento 235 casos de COVID-19 entre custodiados.

Desde maio, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP) produz boletins diários com informações sobre casos confirmados, suspeitos, em observação e recuperados no sistema prisional e socioeducativo do estado. Além disso, a SAP publica dados sobre a situação dos servidores. Os dados da SAP apresentam maior detalhamento que o Depen: em 29 de outubro, foram registrados 1.801 casos de COVID-19 entre apenados, sete entre adolescentes privados de liberdade, 533 entre servidores do sistema penal e 114 entre os do sistema socioeducativo.

Na última semana, o boletim da SAP passou a classificar as unidades prisionais por nível de contaminação, nas bandeiras azul, amarela ou vermelha. A classificação se baseia nos critérios de existência ou não de surto de COVID-19 na unidade, avaliação de risco da região, taxa de aumento do número de casos da região e existência de estrutura física que garanta o distanciamento.

Atualmente, nenhuma unidade prisional do estado está em boas condições (azul), 41 estão nas condições mais graves (vermelha) e 35 em situação intermediária (amarela). Entre elas se destaca o Presídio Feminino de Tubarão, unidade com maior número de casos ativos no momento, seguido pela Penitenciária Agrícola de Chapecó e o Presídio Masculino de Tubarão.

No cenário de unidades em condições precárias e inconsistência entre os dados oficiais, as visitas dos familiares aos apenados retornam no estado de Santa Catarina, limitadas às unidades que se encontram com bandeira amarela e com a duração de meia hora, uma vez a cada trinta dias.