Voltar ao site

Consej mantém o uso obrigatório de máscaras nas unidades prisionais brasileiras

Infovírus

· Extras

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) decidiu por unanimidade manter o uso obrigatório de máscaras nas unidades prisionais dos 26 estados e do Distrito Federal. A decisão objetiva a prevenção da contaminação de detentos, policiais penais e demais servidores que trabalham no sistema penal pelo novo coronavírus. Em 6 de julho, o presidente Jair Bolsonaro determinou veto ao uso obrigatório de máscaras nas prisões brasileiras.

O presidente do Consej Pedro Eurico afirmou à Folha de Pernambuco: “estamos nos pautando pela ciência, pelas diretrizes traçadas pela Organização Mundial da Saúde e, principalmente, pelos protocolos que os estados definiram e vêm seguindo, respaldados pelo Supremo Tribunal Federal”.

A decisão mostra-se fundamental para impedir novas contaminações e evitar retrocessos no combate ao avanço das contaminações pelo novo coronavírus no sistema prisional, onde aumentam as suspeitas e infecções de apenados e servidores.

Alguns estados, como São Paulo, já tinham mantido o uso obrigatório de máscaras como meio de prevenção à COVID-19, como exigência da proteção para servidores e pessoas presas nos sistemas estaduais, conforme o Diário do Litoral.

Este tipo de decisão segue critérios científicos e de saúde adotados em todo o mundo como um dos principais métodos para impedir o contágio pelo novo coronavírus em ambientes com circulação de pessoas e, consequentemente, no restante da sociedade.

Foto: Isac Nóbrega/PR