Voltar ao site

Depen não atualiza os dados oficiais de COVID-19 entre a população prisional do DF desde o começo de fevereiro

Infovírus

· De olho no painel

O boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 24 de março registra um aumento de 190% nas mortes de pessoas presas e servidores do sistema prisional brasileiro causadas por COVID-19 nos primeiros 67 dias do ano, em comparação aos últimos 70 dias de 2020.
 
No momento em que o país registra os piores índices de contaminações e óbitos por COVID-19, os registros do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre o Distrito Federal permanecem inalterados desde 1º de fevereiro até 24 de março. O painel registra 1.952 contaminações e quatro óbitos pela doença entre pessoas privadas de liberdade no DF.
 
A Justiça do DF suspendeu novamente as visitas presenciais no Complexo Penitenciário da Papuda e no sistema socioeducativo. Segundo o G1, no início de março, houve um aumento no número dos infectados pela COVID-19 na Papuda, onde, depois da confirmação de um interno contaminado, outros nove testaram positivo. As visitas virtuais foram ampliadas para contemplar todos os internos. Antes elas abrangiam apenas presos e familiares de grupos de risco.
 
A preocupação com o número de contaminações dentro do sistema prisional levou a Deputada Erika Kokay a solicitar ao governo e à Secretaria de Saúde do DF a vacinação urgente de 168 idosos acima de 60 anos que se encontram aprisionados. Ao Correio Braziliense, a Secretaria de Saúde do DF informou que apenas 15 presos com mais de 79 anos foram vacinados com a primeira dose desde a manifestação da deputada.
 
Na tentativa de garantir a vacinação da população prisional do DF, a juíza da Vara de Execuções Penais Leila Cury pediu ao Secretário de Saúde Osney Okumoto a vacinação imediata de todas as pessoas privadas de liberdade do Complexo da Papuda, na Penitenciária Feminina do DF e no Centro de Progressão Provisória. Em caso negativo, ela solicitou que houvesse agendamento para a efetivação das vacinações. Até 25 de março não houve qualquer informação sobre a realização das vacinas e/ou agendamento.