Voltar ao site

DF registra morte por COVID-19 de Jonathan, 21 anos e interno do Centro de Detenção Provisória

Infovírus

· Extras

Jonathan Henrique da Costa Sousa, de 21 anos, faleceu, no dia 10 de abril, vítima de COVID-19. O jovem estava no bloco 6 do Centro de Detenção Provisória (CDP), parte do complexo prisional Papuda, no Distrito Federal.

De acordo com o Correio Braziliense, Jonathan reclamou sentir falta de ar no dia 5 de abril. Na Papuda, ele estava alojado numa ala para internos infectados ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

O SAMU esteve no complexo prisional e o encaminhou ao hospital do Paranoá, região administrativa do DF. Em seguida, foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), conhecido por fazer atendimentos de casos mais graves. O jovem faleceu na manhã de sábado.

As visitas de familiares estão suspensas no CDP desde março. O governo distrital não prioriza a vacinação para COVID-19 das pessoas em privação de liberdade, parcela da população do DF com maior taxa de infecção. Não há informações sobre a ocorrência de notificação da família do jovem acerca de seu estado de saúde e as transferências feitas entre os hospitais.

De acordo com o boletim de monitoramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado em 7 de abril, 2.065 pessoas privadas de liberdade positivaram para a COVID-19 e quatro óbitos foram registrados entre a população carcerária da capital.

O Infovírus tem mostrado reiteradamente que a gestão dos dados sobre a pandemia nas prisões da região centro-oeste opera sob a metodologia do sigilo. Nesse contexto, familiares reclamam desde o início da pandemia da ocultação de informações e a morosidade na comunicação, por parte da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape) e da Vara de Execuções Penais (VEP) do DF.

O Infovírus lamenta a morte do jovem Jonathan, que traduz a falta de controle sobre a pandemia nas prisões do Brasil. Nossa solidariedade à sua família.