Voltar ao site

Mais três óbitos são registrados no sistema carcerário paranaense e Depen não atualiza painel de informações

Infovírus

· De olho no painel

Os dados do painel Depen sobre a situação da pandemia de COVID-19 no sistema prisional do Paraná não são atualizados desde novembro de 2020. O painel informa 1.386 casos suspeitos, 1.368 confirmações e três óbitos de pessoas presas em decorrência da COVID-19. Essas informações são contraditórias em relação a outros boletins.

O Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná passou a informar 2.224 casos confirmados e 2.341 suspeitos no dia 20 de janeiro, número que se manteve o mesmo no boletim do dia seguinte. Em 19 de janeiro, o Informe indicava 1.977 casos confirmados e 2.294 casos suspeitos.

Entretanto, o Boletim Informativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Paraná de 19 de janeiro informa seis mortes de pessoas presas em decorrência da COVID-19. Essa informação aparece também no boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado em 20 de janeiro de 2021.

Informações sobre as pessoas falecidas ainda são escassas: até agora, sabemos que três delas eram internas do Complexo Médico Penal (CMP), uma da Penitenciária Estadual Francisco Beltrão (PEFB), uma na Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM), e uma na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). Os nomes, idades e outros detalhes não foram revelados.

O número de casos de COVID-19 também aumentou entre servidores do sistema prisional paranaense. De acordo com o boletim do CNJ de 20 de janeiro, são três óbitos e 575 casos registrados entre servidores do sistema carcerário do estado. Dois óbitos são de profissionais da região Administrativa de Curitiba e Região e um da Casa de Custódia de Londrina (CLL).