Voltar ao site

No sistema prisional de MG, falece Paulo Domingos Ribeiro, de 33 anos, com sintomas de COVID-19

Infovírus

· Extras

Paulo Domingos Ribeiro dos Santos, de 33 anos, detento do presídio de Montes Claros, faleceu no dia 23 de março. No dia 4 do mesmo mês, Paulo foi levado à UTI, pois apresentava sintomas de COVID-19. Apesar do estado clínico sugerir a doença, em seu atestado de óbito não consta contaminação pelo novo coronavírus.

Até 14 de abril, os dados oficiais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) registram 11 óbitos causados por COVID-19 entre internos do sistema carcerário mineiro e 6.088 casos de contaminação pelo novo coronavírus entre a população prisional. Entre servidores, são 1.449 casos confirmados e três óbitos, segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Depen atualizou o número de mortes entre a população prisional de MG após o falecimento de Paulo, mesmo sem a confirmação de que ele foi vítima da doença, o que indica incerteza acerca de qual informação foi contabilizada pelo órgão.

Apesar da escassez de informações oficiais por parte da administração penitenciária mineira, há denúncias de casos de COVID-19 no sistema prisional de MG. Segundo o jornal Estado de Minas, o presídio de Alfenas, no sul do estado, detectou pelo menos 45 casos positivos entre a população prisional da unidade no dia 4 de abril.

No Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade foram registrados 16 casos de COVID-19 entre detentas e todos os seis bebês que estão no local também testaram positivo para a doença. O local, que é destinado à gestantes e mulheres com recém-nascidos, fica em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo nota do Depen à imprensa, as mulheres e bebês apresentam sintomas leves.
 
O crescimento nos óbitos e nos casos de contaminação mostram o aprofundamento dos problemas estruturais do cárcere com o desenvolvimento da pandemia. O Infovírus lamenta a morte de Paulo e presta solidariedade à sua família.