Voltar ao site

Pastoral Carcerária relança formulário para coletar informações sobre situação dos presídios brasileiros na pandemia

Infovírus

· Extras

A Pastoral Carcerária relançou um formulário para coletar informações sobre a situação das prisões brasileiras após um ano de pandemia, que atinge atualmente seu momento mais crítico no Brasil. O formulário é destinado a familiares e amigos de pessoas presas, agentes pastorais e agentes penitenciários.

Com perguntas simples, a organização busca levantar dados sobre casos de contágio e óbitos decorrentes de COVID-19, vacinação, condições de higiene e alimentação, visitas presenciais, comunicação entre pessoas presas e familiares e outras denúncias que possam ser feitas. A identidade das pessoas que colaborarem será mantida em sigilo.

As medidas adotadas pelos governos federal e estaduais em função da pandemia implicaram em um cenário de agravamento das condições de encarceramento e de preocupação dos presos com adoecimentos. A iniciativa busca contribuir para que se qualifique a compreensão da situação do sistema prisional brasileiro no contexto atual, já que as restrições de entrada de pessoas externas às unidades dificultaram ainda mais o acesso a informações.

O formulário pode ser acessado aqui.