Voltar ao site

Resumo da semana – 14/09 a 20/09

Infovírus

· Resumo

Não é de hoje que o Infovírus noticia a respeito da inconsistência dos dados do COVID-19 nas prisões brasileiras. Diante do princípio da gestão do segredo, subnotificação, falta de dados e informações opacas estão cada vez mais presentes entre os estados brasileiros.
 

Nesta última semana, por exemplo, no Paraná, divergências substanciais entre o painel do Depen e boletim do Departamento Penitenciário apareceram. Enquanto que o painel apresentou 48 detecções, 9 suspeitas e um óbito por COVID-19 até 14/09, o boletim do dia 09/09 registrou 194 casos, 30 suspeitas e 3 óbitos entre detentos.
 

No Distrito Federal, na mudança de plataforma da Subsecretaria do Sistema Penitenciário para Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, não houve transferência dos antigos boletins informativos da COVID-19 no sistema prisional. Novos boletins também deixaram de ser publicados, numa metodologia de restrição de dados de interesse público.
 

No Espírito Santo, o alto índice de contaminação coloca em xeque a aparente estabilidade nos casos noticiada pela Secretaria da Justiça do estado em boletins diários sobre a COVID-19 no sistema prisional: 43,7% dos custodiados testados tiveram resultado positivo para a doença.
 

Mesmo diante da opacidade de dados, São Paulo é o estado com mais registros de óbitos e casos confirmados no país. Foram registrados 26 óbitos, 60 casos suspeitos e 7.127 detecções do novo coronavírus em apenados nos estabelecimentos prisionais até 15 de setembro, segundo o Boletim da Secretaria de Administração Penitenciária.
 

Em Alagoas, baixa testagem e violação de direitos aparecem na gestão do governador Renan Filho (@renanfilho15). Na semana passada, a Agenda Nacional pelo Desencarceramento @desencarcerabrasil publicou um vídeo que denuncia a situação de cinco internos, em sofrimento por insuficiência respiratória implorando por socorro, enquanto aguardam deitados no chão.