Voltar ao site

Resumo da semana 21 a 27 de junho

Infovírus

· Resumo

No Rio Grande do Sul, surto de COVID-19 não é acompanhado pelas autoridades. A Secretaria de Administração Penitenciária do estado não informa onde estão pessoas contagiadas, nem o número de testes realizados. Além disso, o Ministério Público tem utilizado parecer do CREMERS, no qual se defende que, por estarem confinados nas unidades penitenciárias, os presos estariam seguros.

Principalmente na Bahia, no Rio Grande do Norte e em Alagoas cumulam-se problemas como tortura e maus-tratos frequentes, ausência de testagem de presos sintomáticos ou recém-chegados, falta de EPIs, materiais de higiene e estrutura adequada. Ceará e Pernambuco são estados que tiveram um acréscimo acentuado em apenas 24h e Sergipe estava há um mês sem notícias no painel. No RN, ainda houve a inconsistência no número de recuperados: de 7 para 8 de junho dez recuperados no painel do Depen sumiram.
Em Minas Gerais, em uma semana, conta-se o salto de seis casos para 111, após realização de testes em unidades. Também noticia-se a morte de Antonio Pereira Nunes, que cumpria pena há seis anos. Antonio tinha 67 anos, era cardiopata e hipertenso e sua morte não foi contabilizada, ainda com o teste positivo para COVID-19. No presídio de Pompéu, um novo surto foi registrado e a Penitenciária de Formiga já registrou seis presos com a doença. Atos de familiares na Cidade Administrativa demandam informações e denunciam falta de alimentos, higiene e cobertores para os detentos.
Caixas de ivermectina são encontradas no lixo de presídio de segurança máxima em Girau do Ponciano (AL). Segundo notícia do Cada minuto, funcionários da empresa que administra o local, que não se identificaram, afirmaram que ou houve desvio de medicação ou ela está sendo utilizada dentro da unidade como medida preventiva – apesar de falta de evidências da eficácia do remédio.
Em Roraima, familiares de detentos não foram informados oficialmente de que seus parentes foram encaminhados ao Hospital Geral de Roraima, após contágio pelo novo coronavírus. No sistema socioeducativo do Espírito Santo, 129 pessoas foram registradas com COVID-19, dentre socioeducandos e servidores até 24 de junho. Santa Catarina registrou sua primeira morte por COVID-19 em sistema prisional.