Voltar ao site

Resumo Infovírus

Infovírus

· Resumo

Nas últimas semanas, o Infovírus noticiou o aumento de casos de COVID-19 nos estabelecimentos prisionais de Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

O aumento também foi sentido no sistema socioeducativo em São Paulo, no Acre e em Pernambuco. Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, foram registrados seis óbitos por COVID-19 entre servidores do sistema socioeducativo brasileiro e mais de 830 registros de contaminação pela doença entre internos e servidores.

No Complexo da Papuda (DF), dois internos ficaram cegos após uma ação policial, de acordo com o Metrópoles. O jornal teve acesso aos laudos e constatou que os dois homens foram feridos por balas de borracha nos olhos, em maio de 2020. Em dezembro, o Infovírus publicou uma série de vídeos com entrevistas com internos e familiares. Eles denunciam tortura, falta de acesso à saúde, água e alimentos.

Uma manifestação de familiares também aconteceu em Florianópolis. Aproximadamente 20 mulheres fizeram um protesto em frente ao Complexo Prisional da Agronômica em 8 de fevereiro. A manifestação foi organizada pela Associação Gente da Gente e pedia o direito à visita íntima e social e dignidade para os familiares das pessoas em privação de liberdade.

Na Paraíba, dados sobre a contaminação por COVID-19 nas prisões permanecem desatualizados desde 15 de dezembro de 2020, de acordo com os dados do Depen.

Em janeiro, uma rebelião ocorreu no presídio Ricardo Brandão, em Ponta Porã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Os presos buscavam chamar a atenção da mídia e do sistema de Justiça para os processos judiciais e providências quanto à disseminação do novo coronavírus dentro da unidade prisional.

Os efeitos da pandemia perduram e a falta e ocultação de informações pelo Estado brasileiro permanecem como regra.