Voltar ao site

Sistema carcerário alagoano suspende visitas e registra dados divergentes sobre a COVID-19

Infovírus

· De olho no painel

O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informa 69 detecções entre internos do sistema prisional de Alagoas em 28 de março. No entanto, os dados apresentados no painel sobre a pandemia nas prisões do estado não são atualizados há cinco meses.
 
As informações do painel do Depen são diferentes das divulgadas por outros órgãos. No último boletim publicado pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) de Alagoas em 23 de março, foram informados 84 casos confirmados entre detentos e 188 contaminações, além de três mortes entre servidores. Não são divulgadas informações precisas sobre a quantidade de testes e, por isso, há possibilidade de subnotificação.
 
Já o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicou no boletim de 24 de março o total de 83 casos de detentos contaminados pela COVID-19 em Alagoas. Entre os servidores, são registrados 182 casos confirmados de contaminação e três mortes. Os dados trazem informações atualizadas até 22 de março.
 
As visitas e entregas de feiras por familiares de internos foram suspensas como medida de contenção da pandemia no cárcere - a medida termina no dia 1° de abril. A Seris oferece aos familiares atendimento feito por assistentes sociais de cada unidade prisional, por telefone e e-mail.
 
As diferenças entre as fontes revelam inconsistências que comprometem a credibilidade das informações divulgadas e contribuem para a falta de transparência sobre a situação prisional do estado. Além disso, a suspensão das visitas e da entrega de feiras não tem se mostrado uma medida eficaz sem a testagem em massa e a vacinação prioritária dos encarcerados.