Voltar ao site

Sistema socioeducativo do Espírito Santo tem 129 casos positivos de COVID-19

Infovírus

· De olho no painel

Foram registradas 129 pessoas com COVID-19 entre socioeducandos e servidores do sistema socioeducativo no Espírito Santo até 24 de junho. O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IESES) afirma que foram realizados 337 testes. Houve ainda o registro do óbito do agente do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) Ademar Ferreira dos Santos.

Na Unidade de Internação Socioeducativa Norte, um terço dos internos testados tiveram resultado positivo para COVID-19 e 25 deles estão em isolamento respiratório. Em todo o estado, 140 internos foram testados, dos quais 37 resultaram positivos, 79 negativos, 20 estão em análise, e quatro estão em liberação médica.
Entre os servidores testados, 46,7% testaram positivo para o novo coronavírus. Realizados 197 testes, 92 pessoas tiveram resultado positivo. Há ainda 43 resultados negativos e 62 em análise. 39 estão em recuperação domiciliar e 51 estão recuperados.

A Defensoria Pública do Estado (DPE-ES) pediu Habeas Corpus coletivo para a liberação de adolescentes com COVID-19 dos grupos de risco. Em razão do aumento de casos na unidade e pela falta de estrutura das unidades socioeducativas para prevenção e tratamento, a DPE propõe substituição de internação para medidas em meio aberto.

No sistema carcerário do Espírito Santo, até 17 de junho foram detectados 261 casos confirmados entre detentos e servidores, segundo a Secretaria de Justiça (Sejus). O jornal A Gazeta afirma que houve aumento de quase cinco vezes no número de casos em um mês. O painel do Depen registra zero suspeitos de contaminação, 45 detectados, cinco mortes e 114 recuperados em 25 de junho.

Por decisão judicial de 23 de junho, a Sejus terá que disponibilizar os dados de presos, socioeducandos e servidores contaminados e falecidos em decorrência da COVID-19 no prazo de 15 dias, no Painel da Covid-19, mantido pelo governo do estado, e no site da Sejus. Em publicação de 9 de junho, o Infovírus informou que a DPE ajuizou uma Ação Civil Pública em razão da falta de acesso a informações sobre a pandemia nas prisões e no sistema socioeducativo do Espírito Santo. A determinação foi da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde.