Voltar ao site

“Vai morrer todo mundo soterrado”: internas do CPP Butantã, em SP, denunciam condições da unidade

Infovírus

· Extras

Familiares de internas e de uma egressa do Complexo Penitenciário Butantã (CPP Butantã) denunciaram à Ponte Jornalismo o comprometimento da estrutura dos prédios. Uma egressa ouvida pela reportagem diz que teme pela segurança das mulheres encarceradas no local.

São três prédios: azul, amarelo e CR (Centro de Ressocialização). Atualmente, o CPP Butantã comporta menos egressas do que as vagas disponíveis - são 1.028 vagas e 904 internas. Entretanto, a egressa ouvida pela Ponte afirma que o prédio azul foi desativado em razão das condições instáveis do edifício. De acordo com ela, as internas deste prédio foram alocadas no CR, onde ficam gestantes, idosas e algumas funcionárias. Com esta medida, o CR ficou superlotado.

À reportagem, a egressa também manifestou preocupação com as internas alocadas no prédio amarelo, que está ativo. “No amarelo, quando vão lavar o chão já vaza água desde o 4º andar até o primeiro, as condições são péssimas. A gente escuta o prédio estralar, temos receio porque ficamos trancadas, se vier a acontecer alguma coisa, elas [funcionárias] não vão se preocupar com a gente, não vão se preocupar em abrir o portão. Vai morrer todo mundo soterrado”, afirma.

A esposa de uma interna do CPP denuncia ainda a falta de remédios, médicos e tratamento de saúde. As fontes ouvidas pela reportagem dizem que há racionamento de água, problemas de higiene na cozinha, percevejos nas celas e que as cartas não são entregues às famílias.

Conforme reiteradamente apontado pelo Infovírus, o contexto de superlotação, precárias estruturas e insalubridade que marca o sistema carcerário brasileiro é propício para a propagação do novo coronavírus, mas a violação de direitos da população privada de liberdade e de suas famílias é um problema antigo. Um relato da Defensoria Pública de SP de 2018 já identificava a precariedade, o desrespeito da privacidade das correspondências e o racionamento de água na unidade.