Voltar ao site

Abril foi o mês que mais registrou óbitos de servidores do sistema prisional de São Paulo

Infovírus

· Extras

O mês de abril foi o mais letal da pandemia de COVID-19 para servidores do sistema prisional paulista. De acordo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do estado de São Paulo, 31 servidores faleceram no período, quase um terço do total de 96 trabalhadores do sistema que morreram desde o início da pandemia. O crescimento acompanha o cenário nacional, que registrou em abril o maior número de mortes por COVID-19 no país.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional Paulista do Estado de São Paulo (Sifuspesp), por sua vez, registra 27 óbitos neste mês. A diferença entre os dados do Sindicato e da SAP deve-se ao intervalo de tempo para checagem dos óbitos ocorridos pela Secretaria. Apesar da diferença, ambos os dados atestam recorde no número de servidores falecidos no período de um mês. O registro de servidores contaminados pelo novo coronavírus em São Paulo chegou a 3.719 no final de abril, segundo a SAP.

De acordo com o Sifuspesp, estes são os nomes das servidoras e servidores falecidos em abril: Helio Júnior, Luiz César Miranda (37), Edson Rosendo Pontes (53), Marcos Marçal de Souza (49), Sergio Rodrigues Barbosa (57), Edson Aparecido Guaresi (54), Maercio Zanardi (59), James de Menezes Guedes, Arly Adriano da Costa (48), Alessandro Roberto Girelli (44), Adilson Antonio dos Santos, Marco Antonio de Souza, Eneas (42), Eva Aparecida Ulian Vitoretti (53), Lourival Paulino, Adilson Amaral, Eliel Freitas, Paulo Rodolfo Rodrigues Gonçalves (57), Luiz Alberto Zampieri (43), Éder José Dias Andrade, Flavio Segato (42), Marcio Messias Mota, André Gonçalves da Silva (39), José Santos, Célio José dos Santos (49), Dirceu Andrade (68), Carlos Donizete Rocha.

A SAP também registrou quatro óbitos de pessoas presas em decorrência de COVID-19 em abril. Os nomes dos falecidos são desconhecidos pelo Infovírus. No total, são 45 mortes oficiais entre pessoas presas em SP ao longo da pandemia. O Infovírus tem apontado para a desproporcionalidade do número de mortes de presos comparado ao de servidores, o que poderia ser um indicativo de subnotificação. Foram registradas ainda 13.603 pessoas presas contaminadas em São Paulo desde março de 2020.

O Infovírus lamenta profundamente as mortes em decorrência da COVID-19, e expressa solidariedade às suas famílias.