Voltar ao site

Número de casos confirmados e mortes por COVID-19 cresce entre servidores(as) do sistema socioeducativo

Infovírus

· Extras

Segundo o boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Sudeste é a região com o maior número de contaminações pelo novo coronavírus entre servidores do sistema socioeducativo. Em menos de um mês, o número de servidores contaminados no Rio de Janeiro registrou aumento de 115 casos, o que totaliza 158 servidores contaminados até o último boletim, divulgado em 4 de novembro.
 
O estado de São Paulo tem o maior número de casos confirmados no sistema socioeducativo: são 294 adolescentes e 1.039 servidores. São registradas ainda quatro mortes oficiais por COVID-19 entre servidores, até 4 de novembro. Segundo o CNJ, Pernambuco é o estado com maior número de óbitos entre servidores: são cinco mortes e 210 casos confirmados.

 

Os dados oficiais mostram que a superlotação dos centros socioeducativos brasileiros e a falta de atenção à Recomendação nº 62 do CNJ tem colocado em risco servidores e adolescentes internos do sistema socioeducativo.

 

O Infovírus já denunciou a conivência do Poder Judiciário para a privação de liberdade de adolescentes, com a prorrogação ilegal da internação provisória de internos(as), enquanto a legislação e o próprio CNJ orientam que as internações ocorram somente em casos excepcionais. Essa postura confirma o descaso com a vida de adolescentes e servidores, vítimas da superlotação dos centros de internação durante a pandemia.