Voltar ao site

De junho a julho, sobe para 6 o número de presos mortos por COVID-19 no sistema prisional mineiro

Infovírus

· Casos no sistema

Embora o painel do Depen registre 01 óbito nos presídios de Minas Gerais, o Infovírus já contabilizou seis mortes por COVID-19 confirmadas até o dia 08 de Agosto.

No dia 29 de julho, um detento que não teve seu nome divulgado faleceu no Presídio Jacy de Assis, em Uberlândia-MG . Ele tinha 57 anos e veio a óbito por conta da COVID-19, segundo informado ao Infovírus pela Defensora Pública que atua na cidade. Há inúmeras denúncias sobre a ocorrência de torturas na unidade prisional. Conforme já noticiado pelo Infovírus em junho, o presídio foi inspecionado pela Defensoria Pública, que constatou falta de ventilação e precárias condições da unidade.

Em Juiz de Fora-MG, Vanderlei Luiz Cardoso, detento do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) faleceu no dia 13 de julho. Vanderlei tinha 53 anos e já se encontrava em estado grave no Hospital de Pronto Socorro Mozart Teixeira (HPS), após testar positivo para o coronavírus.

No dia 5 de julho, um detento que não teve o nome divulgado, do Presídio Floramar, em Divinópolis-MG, também faleceu em decorrência do COVID-19. Com 64 anos, tinha diabetes e problemas cardiovasculares.

Além destes três detentos, Lucas Morais Trindade, preso desde 2018 pelo porte de 10 gramas de maconha, faleceu por COVID-19 no presídio de Manhumirim, em Minas Gerais, no dia 4 de julho.

Antônio Pereira Nunes, idoso cardiopata e hipertenso, faleceu no dia 18 de junho em decorrência da COVID-19. Ele cumpria pena no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves - MG.

No dia 28 de junho, Pedro Vitoriano de Souza, preso temporariamente no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), faleceu em decorrência do novo coronavírus.

Familiares seguem denunciando violações de direitos no estado de Minas Gerais. No dia 4 de Agosto, aconteceu a manifestação unificada Minas Contra Tortura, nas cidades de Belo Horizonte, Manhumirim e Uberlândia. Os presentes denunciaram a omissão do Judiciário e do Ministério Público perante as inúmeras denúncias de tortura dentro dos presídios mineiros.

O Infovírus lamenta profundamente as mortes ocorridas e presta solidariedade às famílias.