Voltar ao site

Familiares de presos denunciam violação de direitos nas unidades prisionais do Espírito Santo

Infovírus

11 de julho de 2020

Em manifestação intitulada “Vidas Presas Importam”, familiares de pessoas privadas em liberdade no Espírito Santo se reuniram nesta sexta-feira, 10 de julho, em frente à Praça Costa Pereira, para exigir respeito à vida dos detentos e denunciar violações de direitos agravadas durante a pandemia. Além disso, reivindicam acesso a informações sobre seus familiares.

Após pressão de um número expressivo de familiares, foi possível uma interlocução com o governo. De acordo com as informações passadas ao Infovirus pelo Desencarcera ES, ficou acordado que: em um prazo de 30 dias, o governo regulamentará as chamadas nos presídios, levando em consideração propostas apresentadas pelos familiares; será elaborado um protocolo retomada de visitação, em conjunto com o movimento de familiares; e, em um prazo de 15 dias, haverá, por meio de um canal permanente, articulação entre o movimento de familiares e a Secretaria de Justiça (Sejus).

Como noticiado pelo Infovírus há um mês, a Defensoria Pública do Espírito Santo tem denunciado a falta de transparência da Sejus em relação às pessoas contaminadas e mesmo sobre os óbitos nas unidades prisionais do estado. Em decisão liminar em Ação Civil Pública ajuizada pela DPE, a 4ª Vara Fazendária de Vitória estabeleceu a necessidade de medidas como a testagem em massa nas unidades prisionais, o planejamento de comunicação entre detentos e familiares por meios não-presenciais, a higienização adequada das unidades, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ações de educação em saúde.

Também por determinação judicial, a Sejus passou a disponibilizar dados sobre detecções, recuperações e óbitos pela Covid-19 tanto em internos e servidores tanto do sistema carcerário quanto do sistema socioeducativo. Porém, em 10 de julho, os dados da Sejus confrontam aqueles publicados pelo painel do Depen, o que mostra graves inconsistências. A Sejus informa apenas 2 mortes, 30 casos ativos e 182 recuperações, enquanto o Painel do Depen mostra 5 mortes, 33 detecções, 169 recuperados e 0 suspeitas.

Fotos de Haimon Verly (@verlyhaimon)