Voltar ao site

Familiares denunciam a falta de informações em Roraima: “A gente não sabe de absolutamente nada do que acontece lá”

Infovírus

· De olho no painel

Em 16 de junho o jornal Folha Boa Vista noticiou que 30 detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), localizada na zona rural da capital Boa Vista, teriam sido encaminhados ao Hospital Geral de Roraima (HGR), infectados com o novo Coronavírus. Os familiares dos detentos não teriam sido informados oficialmente. A esposa de um dos detentos, relatou que “A gente só fica sabendo de alguma coisa quando algum detento é liberado e relata o que está ocorrendo na PAMC”.
.
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) negou que tenha havido encaminhamento de detentos com suspeita de COVID-19 ao Hospital Geral de Roraima, e afirmou que haveria apenas um detento da PAMC internado no hospital com teste positivo para COVID-19. No entanto, fonte do Infovírus informou que até o dia 22 de junho, 28 detentos estão internados no HGR, 11 testados positivo para a COVID-19, um aguardando o resultado.

No início do mês de Junho, um servidor público estadual faleceu por COVID-19. O homem teria contraído a doença em uma cela na Cadeia Pública de Boa Vista, onde esteve preso por alguns dias em contato com detentos contaminados por coronavírus. Segundo uma fonte da Folha BV, o sistema prisional de Roraima tem dezenas de mortes por COVID-19, que não tem entrado na contagem oficial da doença.

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) informou que até o momento foram registradas sete mortes de detentos por conta da Covid-19. Apesar das informações prestadas oficialmente pela SEJUC, o painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), até o dia 22 de junho, registra 5 óbitos no estado de Roraima. Ainda segundo o painel, são 46 contaminados e 30 recuperados e nenhum suspeito, dado que não espelha a realidade.