Voltar ao site

Impedidos de entregar as feiras aos presos, familiares realizam protesto em Maceió-AL

Infovírus

· Extras
Familiares fazem protesto em Maceió. Foto: Divulgação

Como o Infovírus mostrou semanas atrás, após protestos de familiares reivindicando a volta das visitas nas prisões, a Secretaria do Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris) estabeleceu a retomada da entrega de feiras aos detentos a partir de 17 de agosto. A Seris definiu também o retorno das visitas no sistema carcerário do Alagoas a partir do mês de setembro, mediante o cumprimento de protocolo de segurança.

No dia definido para a entrega das feiras (17 de agosto), no entanto, diversas famílias foram impedidas de entregar os alimentos que levaram a seus familiares custodiados. Familiares relatam que policiais penais se recusaram a receber os alimentos.

Em nota, o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sindapen) informou que não autorizaria a entrada dos alimentos por entenderem que a medida compromete a segurança do sistema prisional, apresentando risco a vida dos funcionários, presos e seus familiares.

Diante da recusa no recebimento das feiras, familiares de custodiados bloquearam a rodovia BR-104, em frente ao complexo prisional na Cidade Universitária, em Maceió, em protesto. Em 18 de agosto, um dia após o ato, a Seris emitiu nota, em que afirma que vai reforçar a assistência à população privada de liberdade, em razão da suspensão do cronograma para retomada gradativa de rotinas carcerárias.

A Seris não divulga boletins diários, nem informa a quantidade de testes aplicadas nos detentos. O último boletim divulgado pela Secretaria foi no dia 11 de agosto, informando 44 registros de COVID-19 entre apenados e 146 casos confirmados entre servidores, dos quais três faleceram pela doença.

Em comparação às outras unidades federativas, o número de contaminados do sistema prisional alagoano não é alto. No entanto, diante da falta de informações precisas sobre a quantidade de testes, esse número pode estar subnotificado. Em nota de 16 de agosto, Sindapen informa que entre 13 e 20 detentos testados na Penitenciária Baldomero Cavalcanti confirmaram a COVID-19. O caso não foi informado pela Seris.