Voltar ao site

“Queremos um abraço”: familiares se manifestam pela retomada das visitas presenciais em SC

Infovírus

· Extras
broken image

No dia 15 de setembro a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina publicou a portaria nº 1187/GABS/SAP, que regulamenta o retorno das visitas presenciais nos sistemas prisional e socioeducativo catarinense. Do início da pandemia até agora, as visitas eram realizadas apenas de maneira virtual, por período curto de tempo. 

De acordo com a portaria, apenas pessoas já cadastradas podem realizar a visita, respeitando o distanciamento. Além disso, está liberada a realização de apenas uma visita por mês. Apesar da distância, do tempo e da saudade, as familiares não poderão sequer abraçar seus entes encarcerados. 

Para contestar essa normativa, familiares organizaram uma manifestação no dia 27 de setembro, na frente da Casa do Governador, no bairro Agronômica, em Florianópolis. A principal reivindicação é a retomada normal das visitas, pois as visitas presenciais de apenas 30 minutos, sem contato físico e com vigilância direta dos agentes são insuficientes para suprir a saudade e o afeto após tanto tempo de distância. 

Em reunião com apoiadores do movimento, uma das familiares declarou que “esse sofrimento todo tem que acabar, precisamos ter mais tempo, 30 minutos isso não existe, estamos a 1 ano e 7 meses nisso. Ninguém aguenta mais. Meu filho não conhece o pai e isso é muito triste”.

Santa Catarina avança no esquema vacinal e tem poucos casos ativos de COVID-19. A retomada de eventos e shows está prevista para o dia 1º de outubro, conforme o Decreto nº 1.486/2021, editado pelo governador Carlos Moisés. Apesar da flexibilização das medidas de enfrentamento da COVID-19 e retomada das atividades, a exigência de distanciamento nas visitações das pessoas privadas de liberdade, mesmo com apresentação do comprovante de vacinação das visitantes, demonstra a falta de interesse do estado em satisfazer os direitos das pessoas presas e familiares.

Até o dia 27 de setembro, o painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) registra oito óbitos, 3.227 detecções, quatro casos suspeitos e 3.218 recuperados da COVID-19 em Santa Catarina.