Voltar ao site

Homenagem à promotora revela alinhamento entre executivo e Ministério Público no Amazonas

Infovírus

· Extras

Na última sexta-feira (31), a promotora de justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM) Christianne Corrêa recebeu uma homenagem da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A Seap é responsável por gerir o sistema prisional do estado e o Ministério Público é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização da regularidade das unidades prisionais, tais como as condições de segurança, alimentação e saúde.

Nos últimos anos, Christianne esteve à frente dessas atividades nas unidades prisionais de Manaus, cabendo à promotora observar o trabalho realizado pela Secretaria que lhe prestou homenagem.

Na cerimônia, que ocorreu presencialmente, o gestor da Seap, o tenente-coronel da Polícia Militar Vinícius Almeida elogiou o trabalho da promotora e do 1º tenente Adaumir Silva, também homenageado.

“Vocês são pessoas muito especiais para a gente. Colaboraram imensuravelmente com o trabalho da Seap e vão continuar colaborando”, afirmou o gestor da Seap.

A Frente Amazonense pelo Desencarceramento demonstrou preocupação com a proximidade dos órgãos. O movimento questiona se “uma promotora pode aceitar homenagem de quem ela deve fiscalizar”.

A Frente também afirmou que, em 2019, Christianne recebeu denúncias sobre torturas e violações de direitos de pessoas presas, entretanto nenhuma devolutiva foi dada pelo MPAM.

Com a pandemia, a situação nos presídios do Amazonas se agravou. Apesar disso, Christianne
vem se manifestado pela negativa dos pedidos de prisão domiciliar a pessoas do grupo de risco.

Um dos argumento utilizados por ela é de que a “administração penitenciária já tomou todas as providências necessárias de combate ao coronavírus”. Nos seus pareceres, também é recorrente a utilização de declarações tanto da Seap, como do seu gestor, Vinicius Almeida.

Em abril, o Infovírus noticiou a subnotificação de casos de COVID-19 nas prisões do Amazonas. O sistema prisional do estado tem capacidade para 3.508 internos/as, mas abriga hoje 5.742 presos/as.