Voltar ao site

Inconsistência e falta de atualização nos dados oficiais sobre a pandemia no sistema penitenciário do Rio de Janeiro

Infovírus

· De olho no painel

O estado do Rio de Janeiro registra 511 detecções de COVID-19 entre a população prisional  e 19 óbitos causados pela doença até 26 de abril, segundo o painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O Depen não atualizava os dados sobre a pandemia no sistema prisional do RJ desde outubro de 2020.

Ao longo dos seis meses sem atualizações, o número de óbitos por COVID-19 entre pessoas presas no estado aumentou de 16 para 19, sem nenhuma informação sobre essas pessoas, seus nomes, idades ou as unidades prisionais em que estavam institucionalizados.

No dia 19 de abril, a equipe de monitoramento do Infovírus verificou que o painel registrava 40 casos suspeitos de COVID-19 entre a população prisional do RJ. No dia 20, esse número subiu para 17.393. No entanto, em 21 de abril o painel voltou a indicar 40 casos suspeitos. Além da falta de atualizações, há inconsistência nos dados divulgados pelos órgãos oficiais, como o Infovírus tem mostrado desde o ano passado. 

Entre os servidores do sistema prisional do Rio de Janeiro o número de infectados é de 216 casos confirmados e quatro óbitos, de acordo com o boletim do Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) divulgado em 22 de abril. 

No sistema socioeducativo, o CNJ registrou a morte de mais um servidor, totalizando três óbitos por COVID-19 entre agentes socioeducadores. Já entre os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no RJ, foram registrados 29 casos confirmados até 22 de abril.

A falta de atualização e a inconsistência nas informações sobre a COVID-19 no sistema prisional aprofundam as privações de direitos da população prisional, de familiares e da sociedade de maneira geral.