Voltar ao site

Novembro registra aumento de 20% nos casos confirmados de COVID-19 nas prisões do Mato Grosso do Sul

Infovírus

10 de dezembro de 2020

Segundo os boletins da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen), de 30 de outubro a 30 de novembro, foram registrados 604 novos novos casos de contaminação pelo novo coronavírus entre detentos, o que significa um aumento em 20% nos casos confirmados. Os boletins publicados pela secretaria não informam a quantidade de testes aplicados, nem as unidades prisionais em que se encontram os apenados que testaram positivo para o vírus.

 

Até 8 de dezembro, a secretaria de administração penitenciária do estado registra dois óbitos oficiais por COVID-19 e 3.796 casos entre a população privada de liberdade no estado.


O Painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) registra números diferentes: são 3.539 casos de contaminação e três mortes causadas pela COVID-19.


O Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com maior número de casos confirmados de COVID-19 no sistema carcerário brasileiro. Apesar de ser um dos estados que mais concentra casos positivos entre a população prisional, o Mato Grosso do Sul é o 12º estado com maior população carcerária.


Mesmo diante do aumento no número de casos confirmados de COVID-19 entre detentos, a Agepen declarou em nota que as ações realizadas nos presídios de Mato Grosso do Sul “têm feito a diferença na prevenção e efetivo combate e mitigação dos efeitos da pandemia do coronavírus no ambiente carcerário”.


Enquanto a Secretaria de Administração Penitenciária alega o controle e a eficiência das medidas adotadas, o salto no número de casos confirmados mostra o contrário. A gestão sigilosa e intransparente dos dados sobre a pandemia no Mato Grosso do Sul tem sido responsável por naturalizar os danos às pessoas privadas de liberdade no estado.