Voltar ao site

Há três meses sem atualização, painel do Depen mostra imprecisão nos números da pandemia nas prisões de Sergipe

Infovírus

· De olho no painel

As informações apresentadas no painel sobre o sistema prisional do estado de Sergipe não são atualizadas há três meses. Entretanto, outras fontes consultadas pelo Infovírus mostram atualizações com aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus entre a população prisional do estado.

Segundo o boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2 de setembro, eram 16 registros de internos contaminados pelo vírus, além de uma morte por COVID-19. O boletim divulgado pelo CNJ em 7 de outubro informou de 212 casos confirmados entre internos, e expôs um crescimento de pelo menos 196 novos casos entre apenados em pouco mais de um mês. O boletim também informa 222 casos e duas mortes entre servidores.

O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no entanto, informa que não existem casos suspeitos, e são 14 detecções e uma morte por COVID-19 entre pessoas presas em Sergipe até o dia 9 de outubro. Os dados do painel permanecem inalterados desde julho e demonstram inconsistências em relação às outras fontes oficiais e à realidade do sistema prisional do estado.

De acordo com o Infopen, a população carcerária de Sergipe é de 6.244 pessoas. Nesse universo, o CNJ informou que até 5 de outubro, foram aplicados 473 testes entre os apenados, o que equivale a apenas 8% do total de pessoas presas testadas.

A transparência na gestão dos dados sobre a pandemia é dever do Estado. Mas, na prática, temos observado indícios de subnotificação de casos e divergências entre fontes oficiais, o que compromete a credibilidade das informações prestadas.