Voltar ao site

Pernambuco é o estado do nordeste que registra maior número de óbitos e casos de COVID-19 entre detentos

Infovírus

· De olho no painel

O último informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), divulgado em 10 de agosto, registrou que 1.383 detentos testaram positivo para novo coronavírus no sistema penitenciário do estado. O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) registra em 12 de agosto 197 suspeitas, 1.357 detecções e oito óbitos de detentos. Segundo boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pernambuco é o estado do nordeste que apresenta o maior número de mortes e contaminações de custodiados pelo novo coronavírus.

O sistema prisional de Pernambuco tem 11.865 vagas e uma população prisional de 33.641 pessoas. Em julho, a Ponte Jornalismo denunciou a situação insalubre das prisões pernambucanas, que racionam água e não disponibilizam material de higiene. Uma egressa beneficiada com a concessão de prisão domiciliar relatou para a reportagem que “a maioria da população carcerária tem baixa imunidade devido à má qualidade da água e da alimentação e ao estresse”. Ela também afirmou que “não existe isso de distanciamento” nas unidades.

A unidade penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no sertão pernambucano, registra 324 detentos que contraíram COVID-19 e um óbito em decorrência da doença, segundo o boletim da SES-PE publicado no dia 4 de agosto. Não há menção sobre a quantidade ou o tipo de testes aplicados nos detentos.

Os casos de COVID-19 na unidade prisional e a situação precária a que os detentos estão submetidos têm sido denunciada há alguns meses. Em junho, vídeos de de detentos que reivindicavam direitos básicos circularam nas redes sociais. Um deles mostra presos contaminados com o novo coronavírus deitados em colchonetes no corredor da penitenciária. A unidade tem capacidade para 830 internos, mas tem 1.214 presos, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização - PE.