Voltar ao site

Resumo da semana - 3 a 9 de agosto

Infovírus

Os casos de morte por COVID-19 nas prisões brasileiras se tornam cada vez mais comuns. Em 1 de agosto, o Rio Grande do Sul registrou sua terceira morte pelo vírus na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. No Paraná, um detento de 57 anos e o policial penal Marcelo Tersi tiveram suas mortes por coronavírus registradas no dia 4 de agosto. Em Minas Gerais, 6 presos já faleceram em razão da doença.
 

Por outro lado, os pedidos de liberdade feitos durante a pandemia continuam sendo rejeitados. Em maio, 92% dos pleitos foram negados no Rio Grande do Sul. O levantamento do grupo @podercontroledano da @universidadeufsc e da @ufsm.br também aponta que dos 194 pedidos de liberdade formulados com base no pertencimento do preso a grupos de risco para a doença, 89% (173) foram negados.
 

O aumento de casos também é um imperativo. No Mato Grosso, os casos de COVID-19 aumentaram em 78% em duas semanas, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Na Delegacia Territorial de Porto Seguro (BA), custodiados sofrem com celas superlotadas e insalubres, sem as mínimas condições adequadas para o isolamento.
 

Diante da disseminação do vírus nas prisões e da falta de diretrizes capazes de conter o alastramento da doença, há casos de revolta pelo país: dessa vez na Casa de Prisão Provisória de Rio Verde (CPP), em Goiás, no dia 21 de julho. Apenados se revoltaram devido à falta de comida, água e atendimento médico durante a pandemia.