Voltar ao site

Resumo Infovírus

Infovírus

· Resumo

No dia 22/10, o Infovírus noticiou que, em sete meses de pandemia, mais de 10.800 servidores do sistema carcerário foram infectados pelo novo coronavírus. O boletim do CNJ informa também que, até 21/10, 86 policiais penais e servidores morreram em decorrência do vírus.

Entre servidores do sistema socioeducativo o número também cresce. Em menos de um mês, o número de servidores contaminados no Rio de Janeiro registrou aumento de 115 casos, o que totaliza 158 servidores contaminados até o último boletim do CNJ.

A inconsistência de dados é uma realidade também em Minas Gerais e Goiás. O Infovírus noticiou que além do sumiço dos casos, no estado mineiro, a conta entre casos registrados como confirmados e os novos recuperados não fecha, de acordo com o Painel do Depen. Em Goiás, Diretoria Geral de Administração Penitenciária e boletim do CNJ discordam quanto à quantidade de testes realizados (6.137 e 5.246 testes respectivamente).

Aumentam-se também os casos de denúncias contra direitos humanos dos presos na pandemia. Em carta, a Frente Estadual pelo Desencarceramento de Minas Gerais @desencarceramg denuncia que detentos são trancados debaixo de chuva durante as visitas, sem acesso a agasalhos, na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, relatam a ocorrência de agressões físicas, verbais e ameaças. Eles afirmam que os servidores usam arma de fogo em blocos no interior da penitenciária, além de denunciarem falta de entrega de materiais de higiene básica e negligência em relação a presos com sintomas de COVID-19.

Em Tocantins, diante da ausência de informações sobre o estado de presos, familiares protestaram no dia 19 de outubro. No mesmo mês, no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri, um dos estabelecimentos prisionais mais deteriorados do estado, presos fizeram greve de fome pedindo o retorno das visitas e melhoria na qualidade da alimentação. A greve de fome gerou conflito entre os presos.

No Paraná, no dia 22 de outubro, a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Paraná @desencarcerapr denunciou que os custodiados da Colônia Penal Agrícola do Paraná (CPA), em Piraquara, estão sem acesso à água, alimentação e luz elétrica em determinados períodos do dia. O estado também apresenta inconsistência de dados no número de casos detectados pelo CNJ e pelo Painel do Depen.