Voltar ao site

Resumo Infovírus

Infovírus

· Resumo

O contínuo processo de violação de direitos das pessoas presas vem sendo noticiado pelo Infovírus. Há quase um mês, o Desencarcera RJ recebeu 98 denúncias de falta de comida e água em 12 unidades no sistema prisional no Rio de Janeiro, além de haver relatos de corte de energia em pelo menos quatro unidades prisionais.

No mesmo estado, até dia 9 de dezembro, os dados do Depen, do boletim do CNJ e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária Fluminense indicavam incerteza sobre a proliferação do vírus dentro do sistema penal e socioeducativo do Rio de Janeiro, sobretudo pela divergência entre os dados oficiais e pela falta de atualização.

Maus tratos em unidades prisionais também foram relatados em Goiás. Por meio de um ofício, a Pastoral Carcerária denunciou violações de direitos durante a transferência de presos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). O documento informa que 1.154 detentos da unidade prisional foram transferidos durante a pandemia, sem uso de máscaras ou equipamentos de proteção individual pelos internos e policiais, sem respeitar distanciamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas.

Nos vídeos que embasaram a denúncia, os internos são conduzidos de forma semelhante à escolta promovida pelos regimes nazifascistas aos campos de concentração e às câmaras de gás.

No mês de novembro, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 20% dos casos confirmados de COVID-19 nas prisões do estado. Segundo os boletins da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen), de 30 de outubro a 30 de novembro, foram registrados 604 novos novos casos de contaminação pelo novo coronavírus entre detentos.

A despeito dos aumentos dos casos registrados da doença, das subnotificações e das desumanas condições das unidades prisionais brasileiras, o Ministério da Saúde, comandado por Eduardo Pazuello, retirou a população prisional como grupo prioritário para a vacina contra o COVID-19, diferentemente do plano do primeiro ciclo de vacinação anunciado no dia 1º de dezembro.Adicione o texto do parágrafo aqui.