Voltar ao site

Rio Grande do Norte registra aumento nos registros de internos com COVID-19 em janeiro; dados não são atualizados regularmente

Infovírus

· De olho no painel

O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) contabiliza 603 casos confirmados e 438 casos suspeitos de COVID-19 entre a população prisional do Rio Grande do Norte até 2 de fevereiro. O estado apresentou aumento significativo no registro de detentos contaminados. O painel do Depen indicava 373 suspeitas e 540 casos confirmados em 15 de novembro de 2020. Dois meses depois, atualização do painel do dia 15 de janeiro contabilizou 432 suspeitas e 594 casos confirmados entre internos.
 
O boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 20 de janeiro informa 224 casos confirmados de COVID-19 entre servidores do sistema prisional do RN.
 
Apesar do aumento nos casos confirmados, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) deixou de divulgar o boletim diário da COVID-19. O último boletim foi publicado em 26 de setembro de 2020. Notícias sobre a rotina da Secretaria são atualizadas regularmente.
 
Em janeiro, a Seap divulgou uma matéria sobre a suspensão das visitas presenciais em algumas unidades prisionais do Rio Grande do Norte em razão da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado. Também foram feitos investimentos na ampliação de programas de visita remota.
 
Assim como aconteceu em 2020, as principais iniciativas de contenção da pandemia no cárcere adotadas pela Secretaria são justamente as que mais afrontam os direitos das pessoas presas e familiares, como a suspensão de visitas, sem medidas como testagem em massa, melhoria de condições de atendimento em saúde e desencarceramento.
 
O aumento nos registros de casos oficiais de COVID-19 entre pessoas presas no Rio Grande do Norte indica a possibilidade de subnotificação, diante das condições carcerárias, da baixa testagem e da falta de consistência dos dados oficiais sobre a pandemia nas prisões do estado.