Voltar ao site

Santa Catarina registra primeira morte por COVID-19 no sistema prisional

Infovírus

· De olho no painel

O primeiro óbito em decorrência de complicações da COVID-19 registrado no sistema prisional catarinense foi confirmado pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) em 19 de junho, na Unidade Prisional Avançada de Itapema. De acordo com a nota oficial da Secretaria, divulgada pelo jornal ND+, o detento havia apresentado sintomas em 14 de junho, recebeu atendimento médico e no dia 15 testou negativo para o novo coronavírus. No entanto, na terça-feira (16), ele teria retornado ao hospital onde ficou internado até falecer na sexta-feira.

O Painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) mostra 36 detecções, 45 suspeitas e um óbito em Santa Catarina em 26 de junho. O boletim da SAP/SC de 24 de junho informa que, desses 36, oito receberam alvará e foram para a prisão domiciliar. Os demais permaneceram encarcerados. Há ainda 40 servidores e sete funcionários com o diagnóstico da doença, além de um adolescente que cumpre medida socioeducativa. Segundo a SAP, mais de 1000 pessoas fizeram testes no sistema prisional catarinense, o que representa menos de 5% da população carcerária do estado.

Em Joinville, no dia 17, o G1 noticiou que seis servidores do Presídio Regional de Joinville, no Norte catarinense, testaram positivo para COVID-19 e foram afastados na terça-feira (16) para cumprirem isolamento domiciliar. Apesar de ainda não haver detecções entre os presos, outros problemas foram encontrados na unidade, segundo notícia do jornal O Município de 25 de junho.

Após realizar uma vistoria ao Complexo Prisional de Joinville, o Juiz da Execução Penal João Marcos Buch redigiu uma carta dirigida aos detentos, onde relata ter constatado problemas na entrega de itens de higiene pessoal. Segundo o magistrado, estão em falta roupas íntimas, lençóis, toalhas e desodorantes. As visitas, que foram suspensas na modalidade presencial suspensas e deveriam ser substituídas pelas videochamadas quinzenais, não estão sendo realizadas para todos os detentos.