Voltar ao site

São Paulo registra ao menos 20 mortes de servidores do sistema prisional em março, um terço do total de toda a pandemia

Infovírus

· Extras

Das 65 mortes de servidores por COVID-19 contabilizadas desde o começo da pandemia no estado de São Paulo, 20 ocorreram em março, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). O número representa quase um terço do total de óbitos registrados desde março de 2020.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), por sua vez, indica o falecimento de 25 servidores apenas em março, o que totaliza 71 mortes desde o início da pandemia. Segundo o Sindicato, a diferença não é indício de subnotificação, pois a SAP deve registrar os falecimentos após checagem das documentações.

Segundo o Sifuspesp, ocorreram 34 mortes de servidores apenas em 2021. Em média, um servidor penitenciário perdeu a vida para a COVID-19 a cada dois dias e meio ao longo dos três primeiros meses do ano. O número de falecimentos no primeiro trimestre de 2021 é próximo ao total de mortes entre os meses de abril e dezembro de 2020, período em que 36 servidores morreram.

O governo de SP anunciou na semana passada que servidores do sistema prisional do estado serão vacinados a partir do dia 5 de abril. O Sindicato relata que os equipamentos de proteção fornecidos pela SAP não seguem as orientações de saúde mais recentes, que indicam o uso de máscaras PFF2/N95, principalmente em ambientes de pouca ventilação e muita exposição, como é o caso de unidades prisionais.

De acordo com o Sifuspesp, os nomes das servidoras e servidores falecidos são Elcio Gabriel (52), Dimas Persin, João Carlos Martins Virgílio, Alexandre Colpani (48), Leonardo Rodrigues da Silva (40), Edson Germano Machado, (44), Moisés Gabriel Abdala Neto (67), José Marcos Jacomini (54), Francisco Rocha de Freitas, Charleston Jorcimar Zanetti (46), Irineu Ortigosa, Waldir Nakao (57), Antônio Araújo da Cunha, Rodrigo Maciel Teodoro, José Reis (58), Marcos Machado, José Roberto Alves Santana (42), Maisa Vieira (53), Renata Santos (43), Miguel Alves Filho (55), Alexandre Modafares (43), Hugo Daltoso Covolan (43), Jônatas Batista (38), José Valdinei dos Santos e Alceu Alex Rossini (44).

O Infovírus lamenta profundamente as mortes de servidores vítimas fatais da COVID-19, e expressa solidariedade às suas famílias.