Voltar ao site

Secretaria de Administração Penitenciária do RN divulga boletim, após oito meses sem atualizar dados sobre a pandemia

Infovírus

· De olho no painel

Após oito meses sem divulgar dados atualizados sobre a situação da pandemia nas prisões do Rio Grande do Norte, o site da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) publicou um novo boletim no dia 9 de junho. De acordo com o documento, há o registro de 723 casos confirmados, 801 casos suspeitos e nenhum registro de óbito entre a população presa no estado. Quanto a servidores, o boletim registra 327 casos de contaminação, 868 suspeitas e três óbitos por COVID-19.

Os números são semelhantes aos do painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que registra 721 casos confirmados entre a população prisional, além de 792 casos suspeitos e nenhum óbito entre pessoas presas no Rio Grande do Norte. O número é crescente, pois houve aumento de 30 detecções e 142 suspeitas em relação aos dados informados no mês anterior pelo painel.

A Seap divulgou que, por conta da suspensão das visitas presenciais no sistema prisional, foi adotado o sistema de televisitas durante a pandemia. De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria, foram realizadas 10.647 televisitas em 2021 – até 24 de maio.  No entanto, nas publicações da Seap no Instagram, familiares fazem críticas sobre a duração e a qualidade das visitas virtuais, que são realizadas mensalmente e têm duração de apenas 10 minutos. 

Reiteradamente, o Infovírus tem apontado a dificuldade de obter dados atuais e seguros sobre a situação da COVID-19 nas prisões, diante da falta de atualização, da inconsistência e da subnotificação. Esses fatores são condições que aprofundam as violações de direitos a que estão sujeitas as pessoas presas no Brasil, especialmente no contexto da pandemia.