Voltar ao site

Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas criminaliza familiares de presos e presas por manifestação pública.

· Extras

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) lançou comunicado que informa a investigação de familiares de presos pelo Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) devido a manifestação pública supostamente “influenciada por criminosos”. A publicação foi feita na conta da secretaria no Instagram.

Na mesma rede social, a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Amazonas @desencarceraam rebateu o comunicado e apontou a tentativa de coibir as manifestações de familiares, criminalizando-os. A Frente lançou a campanha #SerFamíliaNãoÉCrime, que busca evidenciar a atitude do órgão e exige retratação da Seap e investigação sobre o “monitoramento” realizado.
No site da Seap-AM, até 16 de outubro, não foi possível localizar nenhuma nota em relação ao ocorrido, nem o comunicado publicado na conta da secretaria no Instagram.
Em 31 de julho, a Seap-AM homenageou a Promotora Christianne Corrêa, ligada ao órgão que tem a função legal de fiscalizar o cumprimento das penas aplicadas de acordo com a legislação. Além desse episódio, o Infovírus também chamou atenção para a baixa testagem e desinformação da Seap em relação à situação da pandemia dentro dos presídios do Amazonas.