Voltar ao site

Sistema prisional de Minas Gerais registra mais duas mortes entre pessoas presas e um óbito de servidor

Infovírus

· De olho no painel

O sistema prisional de Minas Gerais registrou dois novos óbitos de pessoas privadas de liberdade, segundo última atualização do painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). No total, o painel registra 15 mortes no estado. Não foi possível localizar maiores informações sobre as pessoas presas que faleceram vítimas da COVID-19.

O boletim do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado no dia 14 de julho registra também uma morte de servidor do sistema prisional. Já são 21 mortes oficiais causadas pelo novo coronavírus entre a categoria. Informações sobre o servidor também não foram divulgadas.

Segundo o painel do Depen, são 19.603 suspeitas de contaminação e 7.093 detecções entre as pessoas privadas de liberdade em MG. Entre servidores, o número subiu de 2.646 para 2.773, de acordo com o boletim do CNJ de 14 de julho.

No sistema socioeducativo, o boletim do CNJ registra 110 adolescentes infectados pelo novo coronavírus e 467 casos confirmados entre servidores.

A vacinação da população prisional em Minas Gerais ainda não foi concluída e as informações sobre o plano de imunização são poucas. Um monitoramento feito pelo CNJ e divulgado em 14 de julho registra que 7.631 pessoas presas em MG tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 72 receberam a segunda dose até 30 de junho. Cidades como Montes Claros e Contagem noticiaram a destinação de algumas doses para a população privada de liberdade. O estado de Minas Gerais não informou ao CNJ se adolescentes que cumprem medida socioeducativa já receberam o imunizante.

O Infovírus lamenta as mortes ocorridas no sistema prisional, e presta solidariedade às famílias por essas mortes evitáveis, causadas por uma doença para a qual existe um meio de imunização.