Voltar ao site

Possível subnotificação de casos de COVID-19 e dados divergentes no sistema prisional do Acre

Infovírus

· De olho no painel

Segundo o Portal da Transparência do Estado do Acre, há o registro de 389 casos suspeitos de COVID-19 no sistema prisional do estado até 6 de novembro, quando o levantamento foi atualizado pela última vez.

De acordo com o boletim de 2 de dezembro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram aplicados 384 testes entre pessoas presas no Acre. A comparação dos números indica uma possível subnotificação de casos de COVID-19 nas prisões do estado, pois os casos suspeitos são mais numerosos do que os testes aplicados. O boletim informa ainda 239 casos de COVID-19 nas prisões do Acre e três óbitos oficiais pela doença até 30 de novembro.

Não é a primeira vez que o boletim do CNJ gera dúvidas em relação à situação da pandemia no sistema prisional do Acre. Em 19 de setembro, o boletim do Conselho registrou 633 testes aplicados em pessoas presas e 1.345 em servidores. No boletim de 26 de agosto, esses dados foram retificados e diminuíram para 309 e 665 testes, respectivamente.

Em relação aos dados divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a discrepância e a falta de atualização de informações fica ainda mais nítida: o Depen registra 232 confirmações de contaminação pelo novo coronavírus no sistema prisional acreano e as últimas atualizações foram feitas em setembro de 2020.