Voltar ao site

Unidade prisional é interditada no Rio Grande do Sul e estado chega a 135 registros de presos com COVID-19

Infovírus

· De olho no painel

O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) indica 135 casos de COVID-19 no Rio Grande do Sul em 1 de julho. Seis dias antes, em 26 de junho, eram 21. São ainda 61 suspeitas e 13 recuperados nas prisões gaúchas. Segundo o boletim da Secretaria de Administração Penitenciária do estado (Seapen), 66 detentos que testaram positivo para o novo coronavírus cumprem pena no regime fechado e 69 no regime semiaberto.
 
Os casos confirmados se dividem em sete diferentes unidades prisionais. O Instituto Penal de São Leopoldo tem 67 confirmações dentre os 116 testes feitos em presos do regime semiaberto, segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
 
O juiz do 1° Juizado da Vara de Execução Criminal Regional de Novo Hamburgo Carlos Fernando Noschang Júnior determinou a interdição do Instituto Penal de São Leopoldo pelo prazo de 15 dias. Todos os apenados, mesmo os que testaram negativo para a COVID-19, foram encaminhados à prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. A medida está vigente até 9 de julho, pois o estabelecimento não tem condições de promover o distanciamento entre os presos.
 
O Presídio Estadual do Jacuí (PEJ) chegou a 49 casos confirmados, segundo a Seapen. Na manhã de sábado (27), cerca de 30 familiares de apenados da PEJ organizaram um protesto em frente à instituição exigindo maiores cuidados médicos, e o acesso a informações sobre o estado de saúde dos detentos.
 
Também foi registrado o primeiro caso de COVID-19 no regime fechado do Presídio Estadual de Lajeado. O detento diagnosticado ingressou na unidade prisional em 18 de junho. De acordo com a Susepe, ele não teve contato com os demais presos.