Voltar ao site

São Paulo registra seis óbitos por COVID-19 entre presos em 18 dias e é o estado com mais registros de confirmações e óbitos

Infovírus

· De olho no painel

No estado São Paulo, foram registrados 26 óbitos, 60 casos suspeitos e 7.127 detecções do novo coronavírus em apenados nos estabelecimentos prisionais até 15 de setembro, segundo o Boletim da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Além dos custodiados, foram contabilizados 29 óbitos, 134 suspeitas e 1.541 casos confirmados entre servidores das casas prisionais paulistas.

Em 27 de agosto, o Infovírus mostrou que 23 custodiados e 26 servidores do sistema prisional paulista foram vítimas de COVID-19. 18 dias depois, o sistema prisional do estado de São Paulo registrou mais seis pessoas falecidas, o que totaliza 55 vítimas entre presos e funcionários.

A partir de 4 de setembro, a SAP registra crescimento de centenas de casos de COVID-19 entre detentos a cada 72 horas. Entre os dias 4 e 8 de setembro, foram detectados 935 novos casos. Entre os dias 8 e 11 de setembro, mais 899 casos positivos foram registrados entre detentos. Entre 11 e 14 de setembro, a SAP registrou mais 430 casos de contaminação na população prisional do estado. Para efeito de comparação, entre os dias 1 e 4 de setembro, foram 58 casos detectados.

Os dados demonstram aumento de registros de contaminação entre a população prisional de pelo menos dez vezes em comparação com os dias anteriores. Não existem informações oficiais e não é possível saber se houve aumento da aplicação dos testes ou se a disseminação do novo coronavírus se intensificou nas unidades prisionais paulistas.

O painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informa 44 casos suspeitos, 5.799 contaminações e 25 óbitos causados por COVID-19 entre detentos do sistema prisional paulista em 15 de setembro. As informações do painel diferem das registradas pela SAP, com um registro inferior de óbitos oficiais por COVID-19 e com quase 2.000 casos confirmados a menos que o número informado pela secretaria estadual. Apesar de informar atualização diária, os dados do painel do Depen sobre São Paulo permanecem inalterados desde 9 de setembro.